Açúcar ou adoçante?
Saiba o que é melhor para a sua saúde
Em nossas vidas temos muitas escolhas diárias.
Hoje em dia, quando vamos pedir uma bebida, podemos optar entre açúcar e adoçante.
Mas, você sabe o que eles são?
Qual é a importância em sua vida?
Quanto podemos ou devemos ingerir diariamente?
O açúcar que se consome como alimento é produzido comercialmente a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba. São carboidratos que "dão" o sabor doce, além de serem a fonte de energia mais rápida do nosso organismo (porque são facilmente metabolizados).
Os adoçantes são produzidos artificialmente a partir de diversas matérias-primas, como aminoácidos, produtos sintéticos e derivados da cana. Adoçam fornecendo poucas ou nenhuma caloria.
Segundo especialistas internacionais, uma dieta saudável não deve excluir totalmente açúcares e adoçantes.
O açúcar acabou perdendo seu status de "vilão" entre os alimentos e, atualmente, sabe-se que não há a necessidade de extingui-lo totalmente da dieta.
O problema não é a ingestão, e sim o seu excesso.
Para se ter noção, o consumo de açúcar no Brasil é três vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de acordo com dados do IBGE.
A opção mais indicada é o açúcar mascavo, que não passa pelo processo de refinamento e mantém suas propriedades nutricionais.
Cada grama de açúcar possui 4 calorias e as pessoas precisam atentar ao seu consumo, já que eles devem corresponder a apenas 10% da ingestão do valor calórico diário total.
Exemplo: uma dieta de 1800 calorias/dia = 180 calorias de açúcar = 45 gramas
O segredo é manter uma dieta equilibrada, com bastantes fibras, e praticar exercícios para que as calorias adquiridas correspondam às queimadas na atividade física. Os adoçantes podem ser aliados, pois não possuem calorias, adoçam mais com uma dose menor, facilitando o controle de peso e evitando a obesidade e o diabete.
Ressaltamos que há variedades de edulcorantes calóricos (substâncias que constituem os adoçantes), e o mais conhecido é o aspartame, cujo "poder de adoçar" é 150 a 200 vezes maior que o açúcar refinado.
Essa diferença na quantidade de calorias é a característica mais importante quando se compara o açúcar ao adoçante.
De qualquer forma, tanto para um quanto para outro, existe uma quantidade recomendada (vide embalagem) e o excesso de ambos pode trazer prejuízos para a nossa saúde!
Uma terceira opção é o açúcar light, que possui as mesmas calorias do açúcar comum, só que com um poder adoçante maior, necessitando de menor quantidade para adoçar. É uma mistura de açúcar com adoçante.
Nunca se esqueçam: diabéticos devem evitar o consumo de açúcar refinado, mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas é sempre importante estar atento às recomendações de médicos e nutricionistas.
Para servir de orientação, o R7 relaciona a seguir uma tabela com as características dos exemplares mais comuns encontrados no mercado:
-->
Características dos Açucares
AÇÚCAR REFINADO
Produzido a partir da diluição do açúcar cristal. Depois de passar por diversos processos, é peneirado. Em excesso, traz risco de obesidade - 4 Kcal/grama
AÇÚCAR CRISTAL
O caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Adoça menos por ser menos solúvel. Em excesso, traz risco de obesidade - 4 Kcal/grama
AÇÚCAR DEMERARA
É mais escuro, mas não tanto quanto o mascavo. Passa por menos processos químicos que o refinado. Em excesso, traz risco de obesidade - 4 Kcal/grama
AÇÚCAR MASCAVO
Não passa por processo de refinamento, por isso, apresenta melhor qualidade nutricional, conservando vitaminas e minerais. É menos solúvel. Em excesso, traz risco de obesidade - 4 Kcal/grama
AÇÚCAR LIGHT
Produzido a partir do açúcar refinado, com adição de sucralose, adoçante derivado da cana-de-açúcar. Adoça cinco vezes mais que o açúcar comum. Em excesso, traz riscos à saúde - 2 Kcal/grama
AÇÚCAR ORGÂNICO
Obtido a partir da cana cultivada sem fertilizantes químicos. Possui características nutricionais semelhantes às do mascavo. Em excesso, traz risco de obesidade - 4 Kcal/grama
--> Características dos Adoçantes
SUCRALOSE
Adoça 600 vezes mais que o açúcar. É o único adoçante vindo do açúcar. Não é metabolizado pelo organismo e não apresenta efeitos tóxicos ou cancerígenos.
SACARINA Adoça 200 vezes mais que o açúcar. É o adoçante artificial mais antigo que se conhece, descoberto em 1879. Tem gosto amargo. O consumo diário seguro é de 2,5 mg/kg de peso.
CICLAMATO
Adoça 50 vezes mais que o açúcar. Sintético, é obtido a partir de derivado do petróleo. Deve ser evitado por hipertensos. O consumo diário seguro é de 11mg/kg de peso.
ASPARTAME
Adoça 200 vezes mais que o açúcar. Descoberto em 1956, é obtido a partir de proteína dos aminoácidos nos alimentos. O sabor, semelhante ao açúcar, não resiste a altas temperaturas. 4 kcal/grama
ACESSULFAME-K
Adoça 180 vezes mais que o açúcar. É um sal de potássio sintético obtido a partir de ácido da família do ácido acético. Não é metabolizado pelo organismo. É tido como seguro à saúde.
STEVIOSIDEO
Adoça 300 vezes mais que o açúcar. É obtido a partir de uma planta originária da fronteira do Brasil com o Paraguai, a stévia. Tem sabor amargo, mas seu uso é atóxico e seguro à saúde.
-
E você, o que te preferido? Conte para nós...
Dra. Andréa Ogawa
Oi mulhereda do Bola Radio... Estou na escuta!!
ResponderExcluirBola de Neve Araucária-Pr
Já há alguns anos não tomo nada com açúcar, somente adoçante de preferencia um que é a base de Aspartame e Sacarina. Minha mãe só usa que é a base de steviosideo que eu acho muito ruim, pois por ser amargo não adoça de forma alguma, tenho que colocar muito pra ficar +-.
ResponderExcluiradoçante é claro
ResponderExcluirapesar de o gosto nunca ser o mesmo do açucar né .
Excelente esse post; nos ajuda muito a entender o que é melhor para a nossa saúde. Durante muito tempo eu usei o adoçante mais comum que tinha no mercado que era o ciclamato e logo em seguida o aspartame. Atualmente uso o sucralose pq não faz mal a saúde e tb pq é mais parecido com açúcar. Mas como gosto das coisas bem docinhas as vezes eu coloco um pouco de açúcar + um pouco de adoçante. Dessa forma bebo o que eu quero bem docinho e não só com o açúcar refinado que não faz tão bem... Obrigada pelo post Dra. Andréa, muito bom mesmo!! :-)
ResponderExcluirMuito legal essas dicas, pois tem coisas que a gente nem inagina como é, pois meu marido nunca foi diabético porem apresentou taxa alta, estes dias e todo cuidado é pouco...as vezes a gente erra por não conhecer o produto que estamos consumindo...valeu !!!
ResponderExcluir